Exames

EXAMES OCUPACIONAIS:


Exame Médico Clínico Ocupacional: Realizado pelo Médico do Trabalho ou Médico Examinador autorizado, devendo ser feito na (pré) admissão, periodicamente, na mudança de risco, no retorno ao trabalho (afastamento igual ou superior a 30 dias) e na demissão.

 

Dependendo da atividade desenvolvida pelo trabalhador, EXAMES COMPLEMENTARES poderão ser solicitados, devendo ser realizado antes ou ao mesmo tempo do exame clínico, para que o Médico emita o respectivo Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) dando a aptidão (ou não) ao funcionário examinado.

Audiometria Tonal Ocupacional: Realizada pelo Médico ou Fonoaudióloga, deve ser feito em todos os colaboradores expostos à níveis de pressão sonora elevados (ruído) a fim da constatação da condição auditiva de cada qual e da eficácia do protetor auditivo fornecido pela empresa, buscando o rastreamento de possíveis PERDAS AUDITIVAS induzidas por ruído ou não. Peça um modelo de nosso RELATÓRIO completo e comprove a qualidade oferecida ao cliente.

 

Espirometria (Teste de Função Pulmonar) e Raio X de Tórax: Exames a serem realizados obrigatoriamente em trabalhadores expostos à poeira, vapores, gases, névoas, fumos de solda e/ou plásticos que possam causar algum dano ao aparelho respiratório, rastreando precocemente qualquer anomalia, para que as devidas providências possam ser tomadas por parte do Médico do Trabalho da empresa.

Teste de Acuidade Visual (com teste de cores – Ishihara): Nas atividades onde haja a necessidade de uma boa visualização do processo, distinção de cores ou em atividades de alto risco, os funcionários deverão ter a sua visão em perfeito estado. Este exame avalia a capacidade individual do indivíduo através de diversas simulações, dando um resultado preciso do seu campo óptico.

 

Exames laboratoriais diversos: Dependendo da atividade desenvolvida pelo trabalhador, determinados exames laboratoriais devem ser realizados, pela análise do sangue, da urina e/ou fezes. Exemplos mais comuns são os serviços com solda, com tintas e solventes orgânicos e com exposição à poeira em geral. A periodicidade é definida pelo Médico do Trabalho.